(Declan Patrick McManus)
Bem acompanhado pela minha amiga Lolita (que levou e me apresentou os seus simpáticos companheiros Besugo e Paco), assisti ao excelente concerto de Elvis Costello no Coliseu. Também por lá vi, ao longe, o JPCoutinho, o Rui Baptista (gente de bom gosto, certamente),o Vereador Rui Sá e várias outras personagens “sociais”.
Julgo que foi em 1980, na antiga catedral da música da cidade, o Pavilhão do Infante de Sagres, que Elvis Costello tocou pela primeira vez em Portugal. Lembro-me que na primeira parte do concerto tocou um outro grupo com o estranho nome de “Joe King Carrasco” (?!). EC tinha então uma banda e um estilo bastante mais irreverente.
Gostei. Muito.
Passados quase 25 anos, a voz continua fantástica. As melodias são excelentes. E em termos instrumentais, a simplicidade foi apenas uma forma de demonstrar virtuosismo e técnica criativa. Em certos momentos fez-me lembrar as baladas simples e rugosas de Billy Bragg. Felizmente recusou-se a cantar "She" o seu hit romântico do momento, que graciosamente aqui disponilizamos.
Concertos hoje para o pessoal do sul, em Lisboa e amanhã, no centro, na Figueira da Foz.
"She"