22.5.07

Bloco versus Liberalismo (actualizado)


Bloco de esquerda
Liberalismo
Casamento O casamento pode ser entre um homem, uma mulher e o estado, entre dois homens e o estado, entre duas mulhesres e o estado ... Mesmo aqueles que não desejam casar-se e vivem juntos estão casados com o estado.
Casamento é um contrato privado. Qualquer entidade da sociedade civil deve poder celebrar os casamentos que entender. A Igreja Católica deverá estar em concorrência com a Opus Gay. A marca de casamento tradicional deve ser reconhecida pela lei.



Divórcio
O Bloco defende alterações a contratos em vigor que violam as expectativas de quem optou por eles de boa fé. Defende que o divórcio unilateral e sem custos para quem o pede deve ser obrigatório para todos os contratos de casamento, medida que os tornaria inconsistentes.
Divórcio unilateral opcional. A escolha deve ser feita no momento da união legal e nunca a meio do casamento. A marca casamento só pode ser utilizada pelos contratos que usem regras de divórcio semelhantes às tradicionais. Uma vez aceites, as regras de divórcio só podem ser mudadas por acordo entre as partes e nunca pelo legislador.



###

Bloco de esquerda
Liberalismo
Subsídio e privilégios sociais dos casados /unidos

A favor.


Contra
União de facto
Para o Bloco trata-se de mais uma forma de casamento entre duas pessoas que não se querem casar e o estado. Pessoas em união de facto têm uma série de deveres e uma série de direitos que nunca pediram.
Sem valor legal, excepto se puder ser considerada um contrato informal.
Drogas
Para o Bloco, o estado deve impedir o tráfico, é responsável pelas decisões de cada um tomar drogas e está obrigado a construir salas de chuto.
À liberdade de tomar drogas corresponde a responsabilidade pelas consequências.
Adopção
É um direito do adoptante. Tem que ser respeitada a igualdade entre adoptantes.
Os direitos da criança prevalecem sobre o direito à igualdade entre adoptantes. A selecção de adoptantes tem que ser obrigatoriamente discriminatória.
Religião
Os militantes do Bloco de Esquerda gostariam de escolher o Papa e não reconhecem o direito da Igreja Católica se organizar de acordo com os seus próprios valores. São pela igualdade entre homens e mulheres no seio da ICAR.
A liberdade religiosa implica que as organizações religiosaas se possam organizar de acordo com os seus valores. A ICAR tem todo o direito de discriminar de acordo com o sexo naquilo que diz respeito à sua organização interna.
Liberdade de Expressão
Organizações neo-nazis não têm o direito de se manifestar.
O direito à liberdade de expressão é igual para todos.
Aborto
A favor porque a mulher é dona do seu corpo. Ou a favor por razões puramente instrumentais.
Há um conflito de interesses entre a mulher e o feto.
Poligamia
Ainda não é um assunto fracturante, mas podemos prever a posição do bloco: a quinta mulher de um polígamo também deve ter direito à pensão de viuvez.
Problema privado.