Caminhos-de-ferro
«Linha do Norte trava crescimento da CP».
Tal como em relação ao aeroporto da Portela, também a linha ferroviária do Norte tem a sua capacidade esgotada. Tal como no caso do novo aeroporto, os comentadores de Lisboa acham que o investimento no TGV Porto-Lisboa é um desperdício...
Pobre País, este, que tais comentadores tem...
Alguns comentários:
1. O que tem travado o crescimento da CP tem sido a má gestão e os prejuízos sistemáticos da empresa. Construir o TGV equivaleria a premiar essa má gestão com mais um injecção de capital.
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2. Existem soluções a custo zero para resolver o problema da capacidade esgotada de um equipamento. A CP pode melhorar a gestão da capacidade actual ajustando os horários, acabando com os bilhetes subsidiados, aumentado os preços de forma a reflectir o verdadeiro preço de um bem escasso, eliminando serviços que não são rentáveis e criando outros para rentabilizar os períodos em que a linha está sub-utilizada.
3. Mesmo que se chegue à conclusão que a linha está esgotada, a construção do TGV é apenas a solução mais cara de resolver esse esgotamento. Mas não é a única. Existem soluções muito mais baratas. Por exemplo, duplicando a linha em pontos críticos é muito mais barato do que duplicar toda a linha. O facto de este argumento do esgotamento ser sequer usado só demonstra a total irracionalidade económica do projecto do TGV.
4. O mesmo problema ocorre no aeroporto da Portela. A alegação de que a Portela está esgotada e que rejeita vôos é um índicio de má gestão. É um indício de que os slots não estão a ser pagos ao preço de mercado, que as companhias, especialmente a TAP, não estão a fazer uma gestão orientada para a utilização racional dos slots disponíveis e que a TAP está a ser indirectamente subsidiada com slots abaixo do preço de mercado.