30.3.07

A ASAE e os chineses

O papel da ASAE devia ser o de ajudar os consumidores a distinguir o trigo do jóio. Isto é, devia contribuir para que as empresas que não cumprem regras mínimas fechassem e para que as outras pudessem prosperar. A ASAE faz exactamente o contrário do que devia fazer. Alguém lá dentro achou que as acções da ASAE teriam mais eficácia se fossem empoladas pela comunicação social. Acontece que a comunicação social não denuncia, nem pode denunciar, os casos particulares, todos eles sujeitos a recurso para os tribunais. O que a comunicação social pode fazer é denunciar perfis de empresas. Assim, sempre que uma padaria é fechada pela ASAE, a única coisa que o público fica a saber é que as padarias não são de confiança. A acontece que o que o público gostaria de saber é quais são as padarias que são de confiança. Ou seja, o público em vez de ficar a saber mais sobre cada uma das padarias em concreto, fica a saber menos. Fica a saber menos por causa do efeito de empolamento. O efeito de empolamento cria a ilusão de que as padarias são menos fiáveis do que se pensava. Se calhar até são, se calhar não são, mas o empolamento não contribui para aumentar as certezas, contribui apenas para aumentar o ruído.