26.3.07

Estar lá


Qual é a função principal da autoridade suprema da Igreja, o Papa? E de um pai de família, que é a autoridade suprema da casa? E do patrão, a autoridade suprema da empresa? E a de um Presidente da República, que é a autoridade suprema dum país? A resposta é: estar lá.###
.
Na nossa tradição, é esta a função principal da autoridade suprema de uma instituição - estar lá - e o Papa dá o exemplo. Ele não tem de se envolver em funções executivas, nem deve envolver-se nelas, porque elas desgastam-lhe a autoridade. Essas funções, ele delega nos cardeais e nos bispos, tal com o pai delega na mãe, o patrão nos empregados, o Presidente nos seus assessores.
.
A autoridade suprema está lá para se certificar que as regras da instituição são cumpridas e a sua intervenção é sempre de última instância e somente quando as regras sofrem uma ameaça séria de serem violadas. E, neste caso, a sua intervenção tem de ser definitiva.
.
Neste aspecto, o Papa João Paulo II deu um exemplo admirável do cumprimento das suas funções. Nos meses que antecederam a sua morte, quando muitos argumentavam em silêncio que ele devia renunciar ao lugar e ser substituído por outro Papa, ele manteve-se imperturbável no seu cargo.
.
Semana após semana, os sinais vitais iam enfraquecendo a olhos vistos, a certa altura ele já mal podia acenar, menos ainda falar. Mas, ainda assim, ele aparecia em público, como que a dizer a todos: "Eu continuo aqui no cumprimento das minhas funções".
.
E ele cumpriu as suas funções - que eram as de estar lá - até ao limite do seu mandato, que foi o momento do seu último suspiro. Uma autoridade livre nunca renuncia.