13.6.07

Mudar para que tudo fique na mesma

Quase 50 mil querem topo da carreira

Foram cerca de 50 mil os docentes do topo da carreira que se candidataram ao primeiro concurso de acesso a professor titular, o que equivale a 82% dos que tinham condições para o fazer, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação.

Dos 49.884 professores que concorreram à mais elevada das duas categorias em que se divide a nova carreira, 30.168 são do 8º e 9º escalões, estando dependentes de vaga para aceder a titular. Como a tutela só abriu 18.563 lugares nas escolas, 11.605 docentes não terão vaga, ficando assim impedidos de subir na carreira


O antigo sistema de progressões na carreira de professor premiava os mais velhos e não os mais competentes. Felizmente a Ministra da Educação criou uma nova carreira com um novo título, o de professor titular. A este título podem agora concorrer em condição de privilégio os mesmos que foram premiados por causa da idade. Chegamos assim à diferença essencial entre o novo sistema de avaliação e o antigo: o antigo premiava os professores por causa da idade. O novo também.