9.3.07

os fantasmas da direita

É neste género de erros que a direita portuguesa tem, quase sempre, vivido. Sem um único vestígio, ainda que módico, de uma ideia, de um princípio, já para não dizer, de um pensamento, mesmo que fosse para refutar, fundamentadamente e não por chavões, aquilo que se diz rejeitar. Não deixa de ser curioso que o único argumento a contrario do liberalismo (onde, ao que parece, não se estabelecem distinções) invocado no texto, seja o da sua suposta «antiguidade», para, depois, retorquir com esse paradigma da modernidade que é a «doutrina social da Igreja», saída da pena de Leão XIII, na Rerum Novarum, de 1891.
A respeito da coisa, diga-se que produzida em reacção e, consequentemente, por colagem, ao socialismo europeu, acrescente-se que nunca uma ideologia foi tão nociva à direita, ao liberalismo e à própria Igreja Católica, deixadas encostar, sem apelo nem agravo, a uma panaceia indistintamente socializante que ainda perdura. Por outro lado, a aversão que alguma direita mantém em relação ao liberalismo (que, por ignorância, confunde frequentemente com a Revolução Francesa...) deve-se, em boa medida, a esse verdadeiro pastelão ideológico que nos legou, depois da 2ª Guerra Mundial, os Estados intervencionistas europeus, ora geridos por partidos democratas-cristãos, ora geridos, sem grande diferença, por partidos socialistas. A história recente de Portugal - a da III República em que vivemos, aí está para o exemplificar.
De facto e em conclusão, enquanto a direita portuguesa não perder estas sombras fantasmagóricas do seu pouco brilhante passado, não encontrará um destino que convença as pessoas de que vale a pena escolhê-la em vez dos seus concorrentes, nomeadamente da social-democracia e do socialismo democrático. Também, em boa verdade, quando chega ao poder não faz nada de muito diferente.