4.4.07

aquilo que uniu


Ao prosseguir, ao longo dos últimos meses, um projecto de investigação tendente a identificar as causas e as instituições que, a partir do século XVI, produziram em Portugal uma tradição de intolerância que se prolongou até aos nossos dias, eu tenho chegado, por vezes, a conclusões surpreendentes.###
.
Assim, por exemplo, durante o século XX, aquilo que uniu os ditadores que governaram Portugal, ou ambicionaram governá-lo - como Salazar, Marcello Caetano, Álvaro Cunhal, ou mesmo Afonso Costa - não foi o seu catolicismo, mas o facto de serem todos formados em Direito.
.
Por isso, eu estou hoje convencido - e é essa a linha de investigação que actualmente prossigo -, que a tradição de intolerância a que me referi anteriormente deve ser procurada nas Faculdades de Direito do país - a começar, naturalmente, pela de Coimbra, que deu origem a todas as outras - mais do que nas suas dioceses.