3.4.07

...!

UnI: Ministro Santos Silva exonera assessor Carlos Narciso
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, anunciou, esta terça-feira, ter exonerado o assessor Carlos Narciso, que segunda-feira admitiu à agência Lusa ter colaborado, a título pessoal, com o gabinete de imprensa da Universidade Independente (UnI). ###
Em comunicado hoje divulgado, o ministro considera «incompatível» a prestação de assessoria ao seu gabinete «com qualquer outro tipo ou forma de assessoria ou colaboração em actividades de comunicação institucional, mesmo que desempenhadas esporadicamente e/ou a título pessoal».
«Assim, e com efeitos a partir de hoje, o ministro dos Assuntos Parlamentares exonerou Carlos Narciso das funções que exercia no seu gabinete», conclui o comunicado.
No documento, Augusto Santos Silva refere que «foi surpreendido ao princípio da noite de 02 de Abril pela notícia da agência Lusa, segundo a qual o seu assessor Carlos Narciso havia enviado, a título pessoal, uma mensagem informativa da nomeação do novo reitor da Universidade Independente».
A Lusa noticiou segunda-feira que o comunicado divulgado no final da semana passada sobre a nova equipa reitoral da UnI, entretanto desmentido pela empresa que gere a instituição, foi enviado por Carlos Narciso, aluno finalista da universidade e assessor do Governo.
No e-mail enviado à agência Lusa às 21:36 de sexta-feira, Carlos Narciso afirma que, «a pedido do gabinete de imprensa da UNI», reenvia «notícia sobre a nomeação do novo reitor da Universidade Independente».
Contactado pela Lusa, Carlos Narciso confirmou segunda-feira ter enviado o comunicado às redacções, a título pessoal, mas não adiantou mais comentários sobre a matéria.
O e-mail, enviado a partir de uma conta de correio electrónico pessoal, foi inicialmente mandado a Carlos Narciso a partir da conta de e-mail pessoal do assessor da UnI Pedro Silva, conforme consta do cabeçalho da mensagem electrónica.
No entanto, Pedro Silva, em declarações à agência Lusa, negou ter enviado esse e-mail, alegando ter abandonado a assessoria de imprensa da UnI na passada quarta-feira, dois dias antes do comunicado ter sido divulgado junto da comunicação social.
«Infelizmente dei o meu login e password a outras pessoas na Universidade Independente», disse à Lusa, sugerindo que terceiros possam ter acedido à sua conta de correio e enviado a Carlos Narciso o referido comunicado.
O comunicado em causa informava que Jorge Roberto tinha sido nomeado como novo reitor da instituição, «face à declaração de renúncia apresentada pelo Professor Doutor Luíz Arouca», adiantando que tinham sido nomeados vice-reitores Carvalho Rodrigues, Raul Cunha e Rodrigo Santiago.
Porém, a direcção da SIDES encabeçada por Frederico Arouca e Maria da Conceição Campos Cardoso, que afirmam ser os legítimos representantes da empresa, negou que tenha sido nomeado uma nova equipa reitoral, salientando que vai processar criminalmente quem veiculou essa informação.
A confusão na UnI mantém-se, assim, na semana em que o ministro do Ensino Superior decide o encerramento compulsivo da instituição, uma decisão que será tomada quinta-feira.
Diário Digital / Lusa
03-04-2007 13:12:10