5.6.07

A Ota nos Prós & Contras

Claro que o debate é sobre Lisboa embora com camuflagem nacional - mas "eles" não fazem por mal. Limitam-se a estar, indefectivelmente, na crença de que tudo o que engrandece Lisboa é bom para o país: falácia típica de país subdesenvolvido.
Mas, parafraseando Lenine (com adaptações), não restam dúvidas que "eles" estão a enrolar à volta do pescoço a corda com que se vão enforcar - acabar com a Portela, retirar o aeroporto para 50km de distância da capital, será o maior golpe que Lisboa receberá desde há muito tempo...
Quanto ao debate: muito interessante, vivo, informativo. Os anti-Ota parecem-me bastante melhor informados e directos do que os defensores da obsessão do Governo. A última intervenção de Nunes da Silva antes do 2º intervalo (acerca da tomada de decisões em Conselho de Ministros restrito, ao sábado) foi muitíssimo reveladora. Catroga foi frontal e a proposta de análise dos dados que existem por uma entidade independente não pode ser ignorada. Augusto Mateus desfez-se em palavras sem dizer coisa nenhuma. O senhor geógrafo estava demasiado cheio de si e dos seus estudos para poder ser levado a sério num debate desta natureza.