20.1.08

Causas do Governo pelos Burocratas


1. Baixa qualidade dos eleitos. Eles nem percebem as leis que votam e aceitam tudo o que os burocratas lhes preparam.

2. Baixa qualidade técnica dos assessores dos parlamentares.

3. Baixa qualidade técnica da discussão pública.

4. Incentivos errados aos deputados. Os deputados ganham mais em obedecer às directivas do governo do que em satisfazer as necessidades dos seus eleitores.

5. Falhas no modelo de carreira dos burocratas. Políticos com limitação de mandatos estão desvantagem perante burocratas vitalícios (Sir Humphrey Appleby ).

6. A globalização favorece a formação de uma comunidade mundial de elites. As elites nacionais ganham mais em obedecer às elites europeias do que aos seus eleitores. Os factos mostram que têm razão. Mal vistos cá dento, bem vistos lá fora. Exemplos: a fuga de Barroso, o Alto Refugiado, Sampaio na ONU, Sócrates e o referendo europeu. Vender os interesses do país à comunidade mundial de elites compensa.

7. Predisposição política para estatização de todos os pormenores da vida. Um certo provincianismo.

8. Assimetria dos ganhos. Uma carreira de burocrata tem maior retorno e é mais segura que uma carreira de crítico da burocracia.

9. Predisposição política para aceitar como progresso inevitável tudo o que é apresentado como tal.

10. Economia das ideias. Pagar para que os outros pensem por nós parece mais barato do que pensar pela própria cabeça.

11. Impossibilidade da acção colectiva. Os beneficios das decisões dos burocratas estão concentrados, os prejuízos estão dispersos. Os grupos que beneficiam das decisões estão mais motivados que os que são prejudicados.