14.3.07

sem defesas


Desde o final de Fevereiro que os mercados financeiros caem acentuadamente sinalizando a probabilidade de uma recessão na economia internacional até ao final do ano.###
.
A economia portuguesa já vive em recessão há pelo menos seis anos, com crescimentos persistentemente abaixo da média europeia. Uma recessão internacional virá então sobrepor-se à recessão interna já existente.
.
Que defesas possui o país para amortecer a recessão internacional? A resposta é: nenhumas.
Tradicionalmente, existiriam três defesas que poderiam ser postas imediatamente em prática. Primeira, a política monetária, fazendo baixar as taxas de juro para estimular o consumo e o investimento; segunda, a política cambial, desvalorizando a moeda para estimular as exportações; terceira, a política orçamental, aumentando a despesa pública e/ou baixando os impostos.
.
As duas primeiras são inviáveis desde a nossa adesão ao euro; a terceira é inviável porque o défice orçamental está acima do limite imposto pela União Europeia. Por isso, eu estou convencido de que nós conheceremos em breve a maior recessão de que há memória desde a década de 70, e sem qualquer possibilidade de defesa.