27.2.05

Tapando o sol com uma peneira!

Santana Lopes acha que os maus resultados eleitorais do PSD (também) se devem ao facto de alguns militantes terem criticado o seu "consulado". Não terem todos, unanime e acriticamente, feito uma campanha eleitoral activa e militante, defendendo-o e defendendo o seu governo.

Disse, inclusivamente, que: "Se o PPD-PSD tivesse tido como o CDS ou o PS todos os militantes, todos os ex-líderes, unidos a fazer campanha à volta de quem se candidatou o resultado teriam sido um pouco melhor".

Ora, para além de, em parte, o exemplo escolhido para a comparação (o caso do CDS-PP que, afinal, baixou o seu peso eleitoral) não ser particularmente feliz e abonatório para Santana Lopes, este continua - como muita gente - a não querer ver o essencial: mais do que as campanhas eleitorais (cujo significado em termos de movimentação de votos será quase nulo - vg., novamente, CDS-PP), mais do que a existência - ou não - de críticas e facções internas (democraticamente saudáveis e enriquecedoras), hoje em dia, vota-se, quase exclusivamente, para derrubar governos maus (voto penalizador).
E o critério - para o leitor comum - é a sua concreta situação económica.

Assim, o que Santana Lopes e muita gente, continua a não querer entender é que o(s) governo(s) do PSD (mancomunado com o CDS-PP) foi, na perspectiva dos portugueses eleitores, mau! Muito mau mesmo, a avaliar pelos resultados de 20 de Fevereiro....tão simples como isto!

Õra, é sobre isto, sobre as razões disto, que o PSD e, desde logo, Santana Lopes, deveriam pensar...e não propriamente em proto-desculpas desresponsabilizantes...