25.2.05

A vez dos "não-candidatos".

O PSD está com preocupantes parecenças com o Benfica, em véspera de eleições para a respectiva Presidência! Há sempre inúmeros candidatos, candidatos putativos, candidatos falados (mas não confirmados) e "não-candidatos" (também tão falados como os candidatos propriamente ditos!).

Ao contrário do que, a propósito do Benfica, invariavelmente, alguns jornalistas e comentadores, acreditam (ou gostam de acreditar), sempre achei que tal "instabilidade" e "desvalorização" de candidaturas e "pré-candidaturas", é sinal de algum desnorte e de que algo vai mal (muito mal, por vezes) nas respectivas instituições.
É sinal de crise! E só em tempos de crise é que alguns - aqueles que, em condições normais, não teriam nem perfil credivel, nem estofo, para tais andanças - ousam assumir-se (e têm espaço para tal!) como "candidatos" (seja em partidos políticos, clubes de futebol ou em qualquer outra entidade ou instituição).

Depois dos dois primeiros candidatos (Marques Mendes e Menezes), surgem, agora e por outro lado, os primeiros dois "não-candidatos": Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio.

E, como não poderia deixar de ser, atendendo aos tempos que correm, lá surgem também, pela voz autorizada de um "não - candidato", o rumor e a expectativa de outras novas candidaturas...