28.11.06

Lápiz azul

Exemplo de conteúdo informativo a censurar, nas próprias palavras do ministro Augusto Santos Silva:###
«Augusto Santos Silva garantiu ao Expresso que os espaços informativos ficam salvaguardados desta legislação desde que, por exemplo, «no final de uma reportagem sobre uma manifestação da extrema-direita de natureza xenófoba o pivô se iniba de fazer comentários favoráveis à manifestação».(Expresso)

Portanto, fixado o critério político do que se pode ou não emitir, caberá a um diligente funcionário da ERC decidir no concreto o que seja «extrema-direita», «natureza xenófoba» e «comentário favorável» para cortar ou não a emissão. Ou então, simplesmente aguardar um telefonemazinho com instruções....

É aliás significativo como este e os governos antecedentes encaram a «tutela» da comunicação social. Não é encarada como uma actividade económica, nem como função social do Estado, nem como cultura, pois não está sob a tutela daqueles ministérios. Não. Tem tido a tutela dos ministros dos Assuntos Parlamentares. O que não é de todo inocente quanto ao papel da«comunicação social» do ponto de vista dos governos. É como o desporto: umas simples extensões e novas designações mais coloridas para o antigo «Secretariado Nacional da Propaganda».