31.5.07

Isostar

Um porta-voz do governo tentou recorrer a um critério «objectivo» (e não aos estafados «números contraditórios»), para analisar do real impacto da greve de ontem. Entendeu deitar a mão ao indicador do consumo de energia, que segundo ele, seria um bom indicador da variação da actividade económica. E todo contente, afirmou que o consumo energético não diminui, como seria de esperar com uma greve com boa adesão, mas sim que até aumentou!

Ora bem, a ser assim há um pequeno problema. Sendo evidente que, independentemente do maior ou menor grau de adesão, existiram de facto grevistas, teremos apenas 3 hipóteses explicativas para tão estranho dado:

1) o pessoal que foi trabalhar é muito mais ineficaz e incompetente em termos de utilização energética do que os seus colegas grevistas;
2) as condições climatéricas de ontem levaram a um acréscimo generalizado na utilização dos aparelhos de ar condicionado face a dias anteriores;
3) os/as grevistas aproveitaram o dia para lavar roupa, passar a ferro, aspirar, enfim, dar uma geral e por a casa num brinquinho.
4) Ou, e porque anteontem foi feriado em Matosinhos, o consumo energético ontem terá sido naturalmente mais elevado……