29.5.07

Maio de 2007: a Planta tem razões para dizer bom-dia

A notícia foi tirada do Expresso mas é igual aà que tem sido repetida vezes sem conta nos jornais, televisões e rádios:
«Inquérito a alunos do ensino básico
Crianças tomam maus pequenos-almoços
A maioria das crianças portuguesas começa os dias a comer mal. Os nutricionistas alertam que os resultados do inquérito, que é hoje apresentado, são “alarmantes” e que conduzem à obesidade infantil.
Apenas 12,4% dos alunos do ensino básico inquiridos tomam um pequeno almoço com algumas escolhas saudáveis. Em 27.500 crianças, dos seis aos 10 anos, apenas uma consome alimentos sem açúcar ao pequeno-almoço, indica um estudo, realizado em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, que é hoje apresentado. Helena Cid, nutricionista envolvida no projecto, considera os resultados "alarmantes" e que mostram ser "necessário actuar contra a obesidade infantil e a má alimentação das crianças". De acordo com nutricionistas, o pequeno-almoço deve conter alimentos como o leite ou iogurte, pão de mistura rico em fibras barrado com margarina ou creme vegetal e uma peça de fruta. Os alimentos que as crianças referiram como sendo os mais frequentes ao pequeno-almoço foram o pão com manteiga (47%), bolachas (54,1%) e fruta (37,3%). Relativamente às bebidas, 47,2% das crianças indicou ser habitual beber leite com chocolate ao pequeno-almoço, 39,5% leite simples, 13,2% leite com café, 4,5% sumos de pacote e três por cento sumos com gás. ###
Outra das conclusões do estudo foi que 84,9% das crianças inquiridas passam no mínimo 11 horas em jejum por saltarem refeições, nomeadamente antes de deitar ou a meio da manhã. A nutricionista sublinha que está comprovada a baixa de rendimento escolar, e até nas brincadeiras, quando não há uma alimentação equilibrada diária, porque a escassez de determinados nutrientes prejudica o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. "O combustível do cérebro é o açúcar, pelo que é fundamental as crianças comerem diariamente pão, um alimento com açúcar de absorção lenta que permite ter sempre energia, contrariamente a um bolo que tem elevados níveis de sacarose e que facilmente se converte em gordura", exemplifica. »

a) sem darmos por isso o pão "barrado com margarina ou creme vegetal" tornou-se indispensável no pequeno-almoço
b) não se informa que o estudo foi feito no âmbito duma campanha de marketing duma marca de
margarinas e cremes vegetais
c) o que há de alarmante nos tais resultados? Só se for (47%) das crianças preferir pão com manteiga