25.5.07

Friday Afternoon Quizz

Um quizz para quebrar cabeças numa sexta à tarde:###
Cinco marinheiros e um macaco desembarcaram numa ilha do pacífico Sul e encontraram um grande monte de cocos. Combinaram que no dia seguinte fariam a partilha dos cocos e foram dormir.

O José foi o primeiro a acordar e resolveu tirar o seu quinhão. Dividiu os cocos em 5 partes iguais mas sobrou um. Deu-o ao macaco e escondeu uma das partes para si próprio.

O Pedro foi o segundo a acordar e resolveu tirar o seu quinhão. Sem se aperceber que o monte já estava mais pequeno, dividiu os cocos em 5 partes iguais mas sobrou um. Deu-o ao macaco e escondeu uma das partes para si próprio.

O Manuel foi o terceiro a acordar e também resolveu tirar o seu quinhão. Sem saber o que o Pedro e o José tinham feito, dividiu os cocos que restavam em 5 partes iguais mas sobrou um. Deu-o ao macaco e escondeu uma das partes para si próprio.

O António foi o quarto a acordar, Também ele dividiu os cocos que restavam em 5 partes iguais mas sobrou um. Deu-o ao macaco e escondeu uma das partes para si próprio.

O Mário foi o último a acordar: Tal como os outros, dividiu os cocos que restavam em 5 partes iguais mas sobrou um. Deu-o ao macaco e escondeu uma das partes para si próprio.

Quando se levantaram, na manhã seguinte, decidiram dividir os cocos por todos. Mais uma vez dividiram os cocos que restavam em 5 partes iguais mas sobrou um. Deram-no ao macaco e cada marinheiro ficou com uma parte.

Quantos cocos havia quando chegaram à ilha?