1.6.07

Mail for Nothing, Bits for Free III

Oferecer computadores de borla ou quase de borla a alunos do secundários é uma má ideia porque:

1. Transmite a mensagem de que existem almoços grátis;

2. Uns vão ter computador porque chegaram ao 10º no ano em que saiu a lotaria. Outros não vão ter nada. Transmite a ideia de que os bens materiais se conseguem com sorte e não com esforço.

3. Existirão pessoas que se esforçaram imenso para comprar um computador para os filhos. Essas pessoas descobrirão agora que foram apenas parvas.
###
4. Distorce o mercado de venda de computadores.

5. É uma forma de dumping. Se não tivesse o apoio do Estado teriam a autoridade da concorrência à perna.

6. Não é a melhor aplicação do mesmo dinheiro. Grande parte dos computadores serão entregues a pessoas que já têm um ou a pessoas que têm outras prioridades. As que têm outras prioridades têm mais incentivos para vender o computador oferecido do que para o usar.

7. O que as escolas públicas precisam é de salas de computadores bem equipadas e de professores preparados para ensinar informática a sério. Não têm nem uma coisa nem outra.

8. Não se conhecem os resultados de iniciativas do género como a recente distribuição de computadores pelos docentes. Há escolas em que esses computadores estão fechados num armário e ninguém os usa.

9. Oferecer computadores a todos os alunos de 10º na esperança que eles lhes dêem melhor uso que aquele que seria dado se os computadores fossem atribuidos à escola não abona muito a favor do sistema de ensino português e revela uma fé excessiva na capacidade das crianças para se ensinarem a si próprias.