Panificação | Ensino |
O padeiro não está disponível para produzir pão de borla. | O professor não está disposto a ensinar de borla. |
O melhor pão será dado a quem pagar mais. | O melhor ensino será dado a quem pagar mais. |
Se o governo nacionalizar as padarias a qualidade do pão acessível ao cidadão normal decairá e o melhor pão será distribuído pelos burocratas e pela família dos padeiros. Os padeiros passarão a funcionários públicos, arrecadarão uma fracção crescente da despesa e passarão a trabalhar das 9 às 5. Deixará de haver pão ao fim de semana. | No ensino nacionalizado a qualidade é nivelada por baixo. Os burocratas e os professores conseguem guardar o melhor produto para os seus filhos. Os professores funcionários públicos ganham acima daquilo que ganhariam num sistema privado e trabalham menos do que trabalhariam num sistema privado. Os professores serão promovidos de acordo com a antiguidade e todos acabarão no topo da carreira a trabalhar 12 horas por semana. |
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Nem toda a gente gosta do mesmo pão. | Nem toda a gente gosta do ensino laico. |
Se o governo proibir as padarias privadas o pão passará a ser vendido no mercado negro. | Num país em que o ensino é dominado pelo ensino público os pais recorrem a explicadores, ensino em casa e escolas complementares (línguas, informática, catequese). |
Num sistema de padarias públicas, as piores nunca fecham. | Num sistema de escolas públicas, as piores nunca fecham. |
Num sistema em que há liberdade de escolha, as pessoas escolhem as melhores padarias e fogem das piores. | Num sistema em que há liberdade de escolha, as pessoas escolhem as melhores escolas e fogem das piores. |
Num sistema em que há liberdade de escolha, as padarias prestam um melhor serviço com medo de perder receitas. | Num sistema em que há liberdade de escolha, as escolas prestam um melhor serviço com medo de perder receitas. |
Quando os clientes não têm liberdade de escolha, os padeiros ganham o mesmo quando prestam um bom serviço e quando prestam um mau serviço. | Quando os clientes não têm liberdade de escolha, os professores ganham o mesmo quando prestam um bom serviço e quando prestam um mau serviço. |
Num sistema de padarias públicas, a criação do cheque-pão criaria concorrência entre padarias. A concorrência entre padarias levaria ao fecho das piores e à reafectação dos recursos. Os padeiros e a farinha seriam redistribuídos pelas melhores padarias ou por novas padarias. | Num sistema de escolas públicas, a criação do cheque-ensino criaria concorrência entre escolas. A concorrência entre escolas levaria ao fecho das piores e à reafectação dos recursos. Os professores seriam redistribuídos pelas melhores escolas ou por novas escolas. |
Num sistema de padarias públicas, os que são contra a privatização das padarias alegam que num sistema totalmente privatizado os pobrezinhos ficariam sem pão. | Num sistema de escolas públicas, os que são contra o cheque-ensino alegam que num sistema totalmente privatizado os pobrezinhos ficariam analfabetos. |