18.6.04

Dumpings

Pergunta o Adufe (ver respostas no Intermitente):

A capacidade de uma empresa instalada num mercado sustentar uma prática de dumping durante um período longo de tempo não pode constituir objectivamente uma barreira à entrada por parte de uma empresa que se tenta instalar no mercado e que baseou o seu plano de negócio na informação histórica existente?


1. Um determinado sector da economia pode estar sub-capitalizado ou sobre-capitalizado. Isto é, pode haver falta de capital ou excesso de capital.

2. Um sector está sub-capitalizado se o capital investido nesse sector for mais rentável do que o mesmo capital investido noutros sectores.

3. Um investidor só desloca o seu capital do sector A para o sector B se acreditar que o sector B está sub-capitalizado em relação ao sector A.

4. Ou seja, se acreditar que o seu capital vai ser, no futuro, mais rentável no sector B que no sector A.

5. O que o investidor está a fazer é uma previsão em relação ao futuro. Os resultados não estão garantidos à partida porque o futuro é sempre incerto.

6. Qualquer acto empresarial é uma experimentação com a realidade. Pode ser bem sucedida, ou não.

7. Um empresário não pode entrar num mercado com base apenas na informação histórica existente. Se o fizer, é um mau empresário.

8. Ao entrar num mercado, um empresário está a fazer uma aposta no futuro. Está a apostar que o capital adicional que entra para o sector é necessário e será rentável.

9. Se o empresário tiver razão, a aposta será sempre bem sucedida.

10. O sector pode estar sub ou sobre-capitalizado. Se estiver sobre-capitalizado, o dumping é o mecanismo pelo qual os consumidores conseguem preços mais baixos. Não há lugar para mais empresas e na pior da hipóteses contribui para eliminar empresários sem talento.

11. O Adufe parte do princípio que uma renda de monopólio é o máximo que um investidor pode almejar. Mas parte do princípios que os sectores da economia são estanques e que não existe um mercado de capitais.

12. O problema é que os monopólios estão sob constante ataque de milhões de agentes económicos que estão permanentemente a inventar alternativas aos produtos e serviços actuais. Uma renda de monopólio é o incentivo necessário para a inovação.

13. Uma renda de monopólio é também um sinal de que o empresário sobre-investiu num determinado sector. Neste caso, o empresário ganha mais se desviar algum do seu capital para os sectores sub-capitalizados da economia do que com o dumping.

14. O caso em que o sector está sub-capitalizado é mais interessante.

15. Uma empresa instalada que faz dumping descapitaliza-se. Ou seja, como tem prejuízo vale cada vez menos.

16. Uma empresa que se está a descapitalizar num mercado sub-capitalizado torna-se cada vez mais vulnerável à entrada de novos concorrentes.

17. É que o mundo não pára, e os empresários que estão noutros sectores estão continuamente a acumular capital.

18. Moral da história: num Mercado sub-capitalizado, o dumping é o mecanismo pelo qual a empresa dominante abre as portas à concorrência. É um tiro no pé.

19. Claro que as empresas podem cometer erros de avaliação e nesse caso o dumping pode prejudicar toda a gente, incluindo o consumidor. Mas esse é um problema insolúvel.

20. A informação sobre o mercado não é dada à partida. Tem que ser descoberta pelos empresários.

21. O Adufe é um defensor da regulação. O problema é que os reguladores têm que determinar em primeiro lugar se o sector está sub ou sobre-capitalizado. Mas essa é precisamente ?the million dollar question ?.

22. Se os reguladores soubessem quais são os sectores que estão sub-capitalizados e quais os que estão sobre-capitalizados, seriam empresários e estariam a ganhar milhões no mercado.

23. Como não são empresários, o mais provável é que lhes falte talento para analisar o mercado.

24. Dado que os reguladores não são perfeitos, e dado que normalmente partem do princípio que os sectores da economia são estanques e que o mercado de capitais não interessam para nada, os reguladores acabam por fazer mais mal que bem porque bloqueiam os mecanismos de experimentação e de inovação do mercado.