18.6.04

Matérias primas e monopólios

Diz o Intermitente:

Exceptuando no caso dos recursos naturais em que uma empresa pode efectivamente monopolizar uma matéria prima (e mesmo assim existe sempre a hipótese de a concorrência vir dos produtos substitutos) os monopólios, oligopólios ou carteis apenas conseguem subsistir em mercados onde a concorrência é limitada administrativamente.


O caso dos recursos naturais é igual aos outros. Um monopolistas quer maximizar os seus activos, estejam eles sob que forma estiverem. A renda de monopólio não é o máximo que um monopolista pode almejar.


No caso do petróleo:

1. Um cartel pode tentar maximizar o lucro anual reduzindo a oferta. Mas ao reduzir a oferta presente, o cartel está a aumentar a oferta futura. Ao aumentar a oferta futura, o cartel está a reduzir o valor dos seus activos e a reduzir os lucros futuros. O petróleo não vendido no presente terá que ser vendido no futuro a um preço mais baixo.

2. Se se estabelece um cartel que fixa uma renda de monopólio, todos os agentes económicos passam a ter razões para apostar contra o monopólio. A prazo, a acção descentralizada de todos os agentes económicos criam substitutos para o petróleo que contribuem para desvalorizar o valor das reservas de petróleo. Os detentores das reservas são forçados a vender o mais depressa, o que provoca uma descida dos preços.

3. Um monopolista pode ganhar mais se vender petróleo para investir noutros sectores, o que faz descer os preços. Por exemplo, o monopolista pode apostar em tecnologias de poupança de energia e ganhar mais.