15.6.04

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS


Muito mais importante que o Euro 2004 e mais importante que os resultados das eleições europeias é esta notícia:

"Teófilo Santiago, o subdirector da Directoria do Porto da Polícia Judiciária (PJ) demitido por Adelino Salvado, já não vai dirigir o Deparatamento de Investigação Criminal de Aveiro. Na sequência das violentas declarações protagonizadas pelo novo director da PJ do Porto, juiz Ataíde das Neves, contra Teófilo Santiago e também contra João Massano (os dois subdirectores demitidos da PJ do Porto), a direcção de Adelino Salvado decidiu transferir Teófilo Santiago para Cabo Verde, onde desempenhará uma comissão de serviço como oficial de ligação. A alteração do local em que o conhecido "crachat de ouro" da PJ iria continuar a desempenhar funções dirigentes poderá estar relacionada com a incomodidade gerada pelas declarações de Ataíde das Neves, que levaram responsáveis dos diferentes partidos a admitir a pertinência de um inquérito parlamentar ao afastamento dos estrategos da operação "Apito Dourado", que se saldou em numerosas detenções e possibilitará o esclarecimento de relações perigosas no futebol, autarquias, empresas municipais e o Metro do Porto"

Certamente aproveitando a distracção de toda a gente, a Direcção política da PJ entendeu ser o momento oportuno para despachar para o exílio os dois responsáveis pela investigação sobre a corrupção no futebol e as suas ligações à política. Um vai para Lyon e o outro segue para Cabo Verde. Ver aqui desenvolvimentos.

Para além do que já é conhecido, parece que existem cerca de 15 mil horas de gravações de escutas telefónicas. É muito. É perigoso. É certamente patriótico remover esta gente que quer destabilizar os "sistemas".

Portugal não se escandaliza com estas coisas.