3.2.05

ABAIXO DE CÃO

O marketing do PSD.
Primeiro foram uns «outdoor» assinados pela JSD com a cara de Sócrates e a pergunta «Você sabem quem é este homem?»
Depois, em complemento do anterior, o PSD exibiu a cara sorridente de Santana, acompanhada por esta pérola de retórica: «Este você sabe quem é!»
Hoje, o horror foi um pouco mais longe: novo «outdoor» do PSD, com as caras de cinco dirigentes do PS e a pergunta: «Quer mesmo que eles voltem?»
Não há palavras para descrever a sensação que semelhantes coisas provocam. É inimaginável ver um partido que ainda lidera o governo e que prentende continuar a fazê-lo, tentar afirmar-se em contraponto às personalidades da sua oposição. É uma prova de fraqueza, de derrota assumida, em suma, de desespero. Alguém poderia imaginar um cartaz do tempo de Sá Carneiro a perguntar «Você confia no «Bochechas»?», ou de Cavaco com outra cara que não fosse a sua e com slogans que em vez de realçarem os seus méritos, tentassem exibir o demérito pessoal dos adversários?
A mensagem subliminar desta campanha acaba por ser esta: «podemos ser maus, mas, cuidado, que os outros são ainda piores». Ora, os gurus do marketing do PSD deveriam saber que quando queremos demonstrar que a nossa força só existe pela fraqueza do nosso opositor, estamos a exibir a nossa própria mediocridade. E ninguém gosta de se fazer representar por mediocres confessos.