Hoje todos concordam que os governos Guterres foram péssimos. Mas à época, poucos eram dessa opinião. Os portugueses viviam felizes, com dinheiro no bolso e empregos e negócios públicos. As pessoas tinham telemóveis e iam de férias para o Algarve. Foram os tempos da Expo 98, lembram-se?
Havia uma vaga sensação de desconforto. Dizia-se que o governo não governava e não decidia. Mas nada de particularmente grave. O governo minoritário de Guterres aguentou-se e foi reeleito ao fim de 4 anos. Teve 50% dos deputados nas legislativas de 1999. Guterres teve 6 anos de estado de graça. O país só se deu conta da situação em que estava na noite em que Guterres se demitiu.
O que é que isto prova? Prova que um mau governo pode manter-se em funções sem ser contestado pela imprensa durante anos desde que seja de esquerda e os tempos sejam de vacas gordas. Aqueles que acreditam que o governo Sócrates será um governo de curta duração estão enganados. Quando Sócrates chegar ao poder, Portugal estará no mesmo ponto do ciclo económico em que estava quando Guterres chegou ao poder em 1995. Poderá fazer as asneiras que quiser, que ninguém vai reparar.