3.2.05

O SICundo debate .

Sobre o debate propriamente dito, o dos "únicos candidatos a primeiro-ministro com hipóteses de o conseguirem ser" (como insistentemente os jornalistas da SIC repetiam, repetiam.... como que a desculparem o porquê de um único debate, sem os demais líderes dos restantes partidos!), já muito foi dito, a começar por aqui, pelos Blasfemos CAA, João Miranda e Gabriel Silva.

Agora, o que realmente eu vi foi uma reprise alargada, um segundo debate, na SIC Notícias, entre os jornalistas do costume! Lá estavam os inevitáveis Luis Delgado, Mário Bettencourt Resendes, NicoLaço Santos, António José Teixeira e mais alguns....

Estranho, cada vez mais, a presunção de uma certa classe de "jornalistas - analistas-comentadores-homens-da-comunicação-políticos frustrados" que, mal têm oportunidade, falam do "alto da burra", com o irritante ar de quem está a privar entre iniciados (os colegas), únicos detendores das verdades absolutas, definitivas e infalíveis e de quem , por mero favor, nos dá (a nós, telespectadores ou ouvintes) a dádiva suprema de os podermos escutar!

Que os jornalistas ocupem, de certa forma, o lugar dos políticos, debatendo e aprofundando, entre si, aquilo que os "únicos candidatos a primeiro-ministro com hipóteses de o conseguirem ser" não debateram, nem fizeram...tudo bem. Mas o ar presunçoso e de quem se posiciona superiormente em relação aos próprios políticos com quem privam promiscuamente, isso, sinceramente, acho deslocado, excessivo, irrealista e muito pouco indiciador de alguma credibilidade! Sobretudo quando niguém diz nada de novo, interessante e inesperado! Sobretudo, quando os "chavões-disparates" do costume voltam à baila (exemplo: o problema, o problema real é a "evasão fiscal", tudo se reduz à "evasão fiscal" - insistiam, sublinhavam, salientavam, sobretudo, dois dos jornalistas do costume...)