13.11.06

Arredondamentos Abusivos

O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, já mostrou que não é homem para ir em arredondamentos. Vai dai, já desarredondou:

1. As horas, nos parques de estacionamento, foram desarredondadas para quartos de hora. Os preços subiram, mas não é disso que trata este post.
2. Os juros no crédito à habitação foram desarredondados de quartos e oitavos para milésimos. Os spreads vão subir, mas não é disso que trata este post.
3. As penalizações por amortização antecipada do crédito à habitação vão ser desarredondadas para 0%, transformando qualquer empréstimo de longo prazo numa conta-corrente. Os spreads e as comissões vão subir, mas não é disso que trata este post.

Tenho mais ideias.###

1. Fui fazer a revisão ao carro e a mão-de-obra, em cada operação, foi arredondada à meia-hora. Porquê? Aposto que se mudam as escovas do pára-brisas em 7 minutos e 14 segundos. Aposto que, em algumas garagens, a soma de todas as horas facturadas aos clientes deve ser igual ao triplo das horas de trabalho de todos os funcionários. À atenção do senhor Secretário de Estado, o desarredondamento obrigatório das unidades de trabalho.
2. Restaurante. Meia dose porquê? Só me apetecia picar. Proponho o desarredondamento obrigatório da meia-dose a tapas.
3. Internet. Quem faz 7 GB de downloads ilegais paga o mesmo do que quem faz 25GB. À atenção do Senhor Secretário de Estado.
4. Um amigo só encontrou à venda carros de 2, 5 e 7 lugares. Só tem um filho, quer um carro de 3 lugares. Precisa-se uma lei que obrigue os vendedores a desarredondar o número de lugares para os realmente necessários a cada consumidor.
5. Kool & The Gang e Chic, juntos? E se alguém só estiver interessado nos Chic, porque razão é obrigada a celebrar com os Kool? Intervenção imediata é necessária Desarredondar é Chic. Cada consumidor só deve pagar o que consome.
6. Comprei um livro de Lobo Antunes e só li 38 páginas. Não deveria a editora ser obrigada a devolver-me a parte não consumida? Parece-me que sim.
7. E se alguém só está interssado na TSF, não deveria pagar só dos 89 aos 90MHz? O consumidor poderia poupar 95% do preço de um rádio.

Há muitas outras situações deste género que requerem intervenção legislativa urgente. Aceitam-se outras sugestões para o Sr. Secretário de Estado, que já mostrou que é um homem dinãmico e cheio de ideias e que parece ter força para obrigar todas as empresas a desarredondarem-se em função das necessidades do consumidor.