10.5.07

Rive Gauche

Uma selecção de alguns dos melhores comentários produzidos pela superioridade moral da blogosfera culta, acerca da vitória de Sarkozy.

Sociocracia

"Estou a não considerar o facto de Sarkozy ter fama de neo-con e de estes serem useiros e treinados em fraudes eleitorais (fraude mesmo, viciação dos votos e dos números), fraudes para que costumam preparar a “opinião pública” através da manipulação das sondagens. Ainda resta saber se Sarkozy ganhou mesmo ou se foi eleito pela fraude…"

###Bocejos de Felicidade

"Inspirados na Comuna de Paris (1871) e com A Internacional como hino, a juventude esquerdista francesa aposta na continuidade dos protestos como forma de acordar a população e inspirar novas revoltas tanto em seu país como no resto do continente. “Façamos nós com nossas mãos/Tudo o que a nós nos diz respeito”. É nessa estrofe de seu hino que a extrema esquerda francesa se apoa, esperando que o exemplo possa pôr fim à onda de conformismo que assola o mundo."

Dias de Ser Selvagem
"Lamento imenso a eleição de Nicolas Sarkozy para Presidente da França. Acho que a ruptura representada pelas suas políticas demagógicas e violentas será nociva para a Europa e para o hexágono. Mas lamento ainda mais a recepção que alguns sectores da França actual estão a dar a esta eleição. Não faltará quem, depois de ter visto o seu carro arder, concorde a política social de Sarko. Em contrapartida, penso muitas vezes em quão bom seria se nós, portugueses, saíssemos à rua e fizessemos alguns estragos quando nos tentam lixar. O problema é que estaríamo sempre em estado de emergência ...Não admira, então, que Sarkozy diga que quer acabar com a herança do Maio de 68. Um povo que não engole tudo o que lhe tentam meter pela boca abaixo deve ser difícil de governar."

Entre as Brumas

"Após as eleições francesas não espanta que na mesma noite e nas seguintes tenham surgido novos distúrbios nas principais cidades de França. A sociedade francesa está dividida ao meio. Sarkozy, o novo Presidente, tem que perceber que a “escumalha” quando se torna violenta não é porque nasceu assim."
Alda de Sousa

"Os próximos meses vão ser muito importantes: não se trata apenas de saber quem ganhará as legislativas, mas sobretudo que forças sociais e políticas serão capazes de se mobilizar contra as medidas de Sarkozy. É imprescindível uma esquerda que lhes faça face, que seja agregadora, combativa, que vá à luta e não uma esquerda que apenas resista, porque foi derrotada."
Ricardo Faria

"Na França, o candidato conservador e que chamou os jovens imigrantes e desempregados de “gentalha”, provocando aquela onda de vandalismo no ano passado... ganhou... péssimo sinal, ao que tudo indica...mais de mil carros incendiados em sinal de protesto...O novo presidente é fã incondicional dos EUA. Significará isso que a França deixará de ser opositora das ações de Bush? O que pode mudar? Muitas questões... muitas questões.."
Óleo do Diabo
"Eu compreendo o desespero dos descendentes de imigrantes franceses. Sarkozy é o cão chupando um kebab. Sua política anti-imigrante é completamente imbecil, retrógrada e brutal. Dizem que ele é filho de imigrante. Tá bem. Ele é filho de um aristocrata polonês ou coisa parecida que imigrou por causa do comunismo. Está explicado porque é um histérico de direita. Mas é bem diferente de compará-lo com os milhões de imigrantes e descendentes que vivem na França, sem sangue azul, sofrendo precoceitos de um país que tanto contribuiu para Africa e Oriente Médio viverem o desastre econômico político, social e econômico que viveram. A Segolene havia prometido ajudar a Africa. Sarkozy não. Esse é o grande mal dele ter ganhado. Geopoliticamente, um desastre para o mundo."
Os pescoços que apertavamos se pudessemos
"Nicolas Sarkozy. O que dizer sobre esta criatura? Ainda esta por descobrir de que buraco é que ele rastejou. É dúvida que fica no ar. Acreditamos que tenha intenções muito boas (pelo menos na sua opinião) mas será que ainda não se apercebeu que nem sempre é bom perseguir os sonhos de menino? Imagino Sarko, ainda garoto, a olhar para o Eliseu e a pensar: "um dia pá, vou morar ali". É um sonho muito legitimo. Mas nem todos os sonhos de criança foram feitos para durar... eu também queria ser trapesista mas tenho vertigens. A moral da história é: se não sabes nadar, afasta-te da piscina. E o sr. Sarkozy... bem, ele não nada. Ele chapinha com muito estardalhaço. E o resultado é que os velhadas por essa frança toda elegeram-no e agora é ver policias a levar com latas na cabeça. Tudo porque um dia um menino quis ser presidente."
Nova Esquerda
"Por um lado, Sarkozy representa o mais retrógrado e xenófobo que há da sociedade francesa, por outro lado é liberal economicamente de um modo animalesco. Chamam-lhe Nova Direita, uma nova raça de direitistas europeus que rompe com o paradigma actual de direita europeia. Eu chamo-lhe Neo-Conservadorismo. O Neo-Conservadorismo não tem nenhuma ideologia especial por trás, simplesmente são aqueles tipo de direita que economicamente acham que devemos pagar, no caso extremo, uma licença de vida, aluguer do ar que respiramos, etc, mas que socialmente são conservadores, xenófobos, sexistas, etc etc."
Foi um ar que se lhe deu
"Ontem, dia de sufrágio e após serem públicos os resultados do escrutínio foram incendiados 367 automóveis e feitas 270 detenções! Os números falam por si e devem ser lidos como fazendo parte das "contas" da eleição de Sarkozy como Presidente da V Republica."
Lutas Livres
"Sarkozy cria criminosos à partida, polariza todos os males da sociedade nos filhos dos imigrantes. Antes de se cometerem os crimes já estão definidos os culpados. Se isto não é uma ameaça aos valores da justiça que definem os princípios de igualdade de Direitos e Deveres nos Estados Europeus, não sei o que é."
Prosa em Versão Digital
"Com um discurso contrário aos avanços sociais obtidos pela sociedade francesa nas últimas décadas, Sarkozy pretende fortalecer o sistema neoliberal com, por exemplo, o aumento da carga horária de trabalho. O bem-estar social francês, ao contrário do estadunidense, é voltado para o social, e não para o econômico. Exatamente por esta razão os franceses são invejados no mundo porque sabem apreciar as ruas, os cafés, os museus e os parques, ao invés de trabalharem como escravos por uma acumulação capitalista que, todos sabem, sempre privilegia uma minoria.
...
A noção de que a França já não é mais o centro do mundo foi muito forte para o ego deste povo, que acabou caindo no dircurso de Sarkozy. É uma pena, pois os protestos e os conflitos nas periferias de Paris mostram que o contentamento, novamente, serviu para a minoria."
Business Spot
"Pacheco Pereira, no Abrupto, escreveu: 'Duplicidades: tivesse a extrema-direita em qualquer país europeu, ou em todos juntos, incendiado centenas de carros e provocado motins políticos anti-democráticos contra um resultado eleitoral, e havia um clamor gigantesco."
...
Confesso que para mim Pacheco Pereira é uma figura totalmente indiferente, apesar de todo o alarido em torno das suas qualidades (ou não!) como comentador político.
...
Mas esta sua passagem é absolutamente hilariante. Quem anda por França a incendiar carros são uns malvados de uns comunas, não são pessoas que se sentem atacadas pelas intenções de Sarkozy! A extrema esquerda está mesmo bem disfarçada! Ainda bem que temos Pacheco Peeira para nos abrir os olhos. Ah e Sarkozy, coitado!!! Só foi passar férias num iate que custa mais de 150 mil euros por semana, para "pensar no governo que vai formar"..."
Blog da Luta
"Felizmente, os bravos jovens de periferia já deixaram claro que Sarkozy não terá moleza. Bastou o anúncio da vitória do direitista para explodirem os primeiros conflitos e os carros começarem a queimar. Ainda não é uma resposta à altura, mas já é um começo promissor.Chegou a hora dessa gentalha bronzeada mostrar seu valor e deixar Paris muito mais rouge do que bleu ou blanc."
Portogalo
"Sarko Facho!!!Estamos solidários com as manifestações de estudantes em França contra Sarkozy:- Contra quem defende que o Maio de 68 não deve ser relembrado - quando as trevas em que vivemos hoje seriam ainda mais densas sem a revolta dos estudantes;- Contra quem quer contra-reformar (Mário Soares dixit) aquilo que o Maio de 68 conquistou, nomeadamente: aumentar as propinas, privatizar o ensino, aumentar a exclusão socio-económica no acesso à educação, etc. ;- E sim, também contra quem tomou o poder através de uma eleição democrática: Adolf HITLER também foi eleito democraticamente (em Setembro de 1930).
Por tudo isto, estamos com os estudantes franceses contra o neo-fascista Sarkozy!"
Danie e Paris
"Viramos adultos e nao é mais o bem que vence o mal, os desenhos acabaram, agora é salario, casa, politica. pensar no mundo, nas pessoas em volta. no pais. é foda! a vida toda querendo vir morar aqui e justo agora que consegui a frança cai nas maos de um monstro como o sarkozy! é yeda no rio grande, sarkozy aqui... o mal vencendo o bem comme d'habitude!"