4.5.07

Lá fora...

Dois juízes encarregues da investigação do caso Borel (que se arrasta desde 1995), foram impedidos de efectuar buscas no Palácio do Eliseu.
Vão ter de esperar uns dias, quando Mr. Chirac perder a imunidade.....

O governo polaco pretende que cerca de 700 mil pessoas façam prova da sua «não-colaboração» com os serviços de informação e repressivos do antigo regime comunista. Algo bastante idiota e limitador da liberdade actual de cada cidadão. De facto, a contra-prova sempre ficaria dependente dos ficheiros produzidos pelas forças totalitárias, conferindo-lhes uma «autenticidade» que nunca teve, nem deverá ter. Seria validar e tornar como «verdade» os dados que foram fruto da coação, chantagem, delacção, calúnia, tortura e pequena vingança.

Na Turquia, o partido governamental tentou eleger um presidente. Não teve votos suficientes.
O Tribunal Constitucional anulou a votação, por falta do necessário quorum.
Cerca de um milhão de pessoas manifestou-se pacificamente contra a eleição do candidato proposto, especialmente porque não concordam com a maneira de vestir da sua esposa;
O primeiro-ministro, em resposta à contestação, anunciou a antecipação por alguns meses, das eleições legislativas. Anunciou igualmente a vontade de realizar uma reforma constitucional, por forma a o presidente ser eleito directamente pelos cidadãos e não pelo parlamento.
Nada de especial a assinalar. São as instituições a funcionar e o normal jogo democrático.