27.5.05

Institucionalização da inveja II

O governo quer publicar as declarações fiscais dos contribuintes na internet com o objectivo de promover denúncias por parte de vizinhos invejosos de contribuintes que, tendo sinais exteriores de riqueza, fogem ao fisco. Isto mesmo foi assumido pelo Ministro das Finanças ontem na televisão. Ou seja, a ideia é transformar cada português num bufo, como nos tempos da PIDE.

Esta medida abre caminho a todo o tipo de abusos: as informações que constam da declaração de IRS podem ser usadas para denúncias por vingança, perseguições mediáticas injustas, caça ao dote, rapto e extorção extorsão, chantagem, enfraquecimento da posição negocial nas candidaturas a empregos ou na realização de negócios e uso da informação para operações de marketing.

A popularidade desta medida só vem mostrar que os portugueses abdicaram há muito da sua liberdade e que já se conformaram com a servidão. É, apesar de tudo, uma servidão democrática em que os cidadãos são tiranos de si próprios, mas vivem na ilusão de que são tiranos apenas dos ricos e poderosos.