12.7.07

Notas sobre corrupção

1. A corrupção só é possível se existir uma grande assimetria de informação entre os serviços públicos e a opinião pública. Num sistema em que existem suspeitas generalizadas de corrupção a opinião pública não tem meios para distinguir os corruptos dos honestos. Se tivesse a corrupção nunca se teria desenvolvido.

2. A corrupção é uma doença endémica que quando existe afecta vários níveis das instituições públicas, incluindo aquelas que têm por função combatê-la. Quando existem suspeitas generalizadas de corrupção, a opinião pública nenhuma razão em particular para confiar em determinada instituição e não noutras.
###
3. A opinião pública tende a ser excessivamente crédula depositando uma confiança sem fundamento em todos os políticos ou agentes públicos que se declarem cotra a corrupção. Esta credulidade associada à assimetria de informação é um dos elementos facilitadores da corrupção.

4. A opinião pública tende a entusiasmar-se com medidas emblemáticas e voluntaristas contra a corrupção e com a perseguição pública de meia dúzia de pessoas sobre as quais se criou a presunção de culpa. A corrupção, que é um fenómeno de redes sociais altamente descentralizado, facilmente contorna essas medidas emblemáticas e voluntaristas e facilmente prescinde dos corruptos que sejam efectivamente apanhados.