País socialista precisa de ajuda
Segundo o Irreflexões, há um país socialista que precisa de ajuda. Os planos quinquenais só podem dar nisto. Mas porque raio foram construir uma rede ferroviária com excesso de capacidade? E agora, os liberais que resolvam o problema, não é?
Pois que se venda na bolsa pelo melhor preço.
Não é por uma empresa deter o monopólio de uma rede ferroviária que fica imune à concorrência.
O transporte ferroviário compete directamente com todos os outros tipos de transporte, cada um dos quais com as suas vantagens competitivas e com o seu potencial de inovação.
Não é verdade que "a tentação natural seja a de acumular ineficiências várias, uma vez que a cobertura dos preços está assegurada, pela captura absoluta da procura."
Um gestor de uma empresa ferroviária monopolista tem que inovar porque tem que responder à concorrência dos outros meios de transporte, porque tem que atrair accionistas e porque tem que se precaver contra novos empreendedores.
Um monopólio não pode acumular ineficiências porque a evolução tecnológica não pára e a acumulação de capital noutros sectores da economia também não. Se a rentabilidade do monopólio for inferior à rentabilidade noutros sectores, os accionistas podem ter lucro, mas estão a perder dinheiro. Se o monopolista não se modernizar e se praticar preços demasiado altos, gera-se uma oportunidade que pode ser aproveitada por empreendedores atraídos pela elevada rentabilidade potencial do sector. Os novos empreendedores não precisam de construir uma nova rede ferroviária para entrarem no negócio e para ganharem dinheiro. Precisam apenas de atacar as linhas mais vulneráveis. E, graças à inovação tecnológica, as novas linhas podem ter custos de operação mais baixos, tempos de viagem mais baixos e até podem ter preços mais altos.