21.2.05

Rescaldo - o outro vencedor da noite

O futuro primeiro Ministro começou a campanha a falar do choque tecnológico, que passou depois a plano tecnológico e terminou, na (fraca) declaração de vitória no "mil estágios para recém-licenciados".
Depois de todas as dificuldades que o ainda governo teve com a informática (recordem-se os casos paradigmáticos do concurso de colocação de professores e do sistema informático da máquina fiscal), foi consolador ver a forma exemplar como funcionou a divulgação on-line dos resultados.
O Ministério da Justiça, numa realização conjunta do STAPE/ITIJ (Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral/Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça), criou três servidores dedicados onde, sem "bloqueios" ou dificuldades de acesso, disponibilizou em tempo real os resultados freguesia a freguesia, concelho a concelho e distrito a distrito, com quadros comparativos para todos os gostos que permitiram o acompanhamento da contagem de votos ao mesmo tempo que as televisões e rádios (a informação a que estes tinham acesso foi exactamente a mesma que todos os outros cidadãos ligados à rede).
O(s) site(s) em causa continha até uma página dedicada às crianças, onde se explica o que é a Democracia e para que servem as eleições (que teria sido muito útil a alguns comentadores e repórteres).
Depois de ter usado e abusado da informação ali disponibilizada na cobertura blasfema da noite de ontem, aqui fica o meu obrigado.

Nota: O Eng. Sócrates voltou ontem a afirmar que os "1000 estágios para recém licenciados visam combater o desemprego juvenil". Serão os 1000 estágios destinados apenas aos "juvenis" sobredotados, que terminaram as suas licenciaturas com idade para integrarem a selecção de sub-18?