21.5.07

Crónica Verde

Ontem, depois de ter comemorado 8-golos-8 em Alvalade (Os 4 que contaram, os 3 que não valeram e os dos passarucos despromovidos) ao descer a Fontes Pereira de Melo, encontro o Túnel do Marquês fechado. Por momentos acreditei que pelo menos uma das minhas previsões, a dos 95:04, se tinha concretizado. Afinal, era só uma reparação na entrada. Parece que um carro com adeptos do Porto se esqueceu de recolher a bandeira e destruiu o pórtico.

O Sporting, que esteve a 8 pontos do primeiro, morreu na praia. Prova-se que a redução para 16 equipas, este ano, foi mais uma manigância do sistema. Como é óbvio, com mais 4 jornadas a este ritmo, o Porto arriscava-se a lutar pela Intertoto.###

Algumas equipas merecem castigo divino. O Beira-Mar, por ter marcado num só jogo 20% dos golos que o Sporting sofreu em toda a época e o Aves, porque é uma equipa com bichos voadores no símbolo, por ter empatado em Alvalade e por não ter feito o mesmo no Dragão. Não há clemência para tais desmandos. Rua para os dois. Que isto sirva de exemplo, na próxima época, aos clubezinhos que pensam que podem fazer estragos destes aos Leões.

Outra equipa que sofreu a justificada fúria divina foi o União de Leiria. Roubaram-nos um ponto com um golo marcado com a mão (mão – andebol, pé – futebol). Um ponto, só? O que é um pontinho, numa prova de regularidade, como esta? Pois é. Queriam ir à UEFA? Ah ah ah ah ah ah [riso despeitado]. Ficaram de fora por um ponto.

E as outras avezinhas que conquistaram o campeonato da segunda circular, também têm castigo. Férias mais curtas.

O Sporting merecia ser campeão, como é óbvio. Desde 1967 que o Sporting deveria ter sido campeão todos os anos. Para trás de 67, não sei bem, a minha memória é muito difusa. Para a frente, era sempre a ganhar. Se houvesse justiça no futebol, ontem seria o dia da celebração do 41º título consecutivo., a caminho da conquista do hecatontacampeonato.

Se houvesse justiça, o Sporting teria acabado este campeonato com 90 pontos, aproximadamente mais 41,3 do que o segundo classificado, o Belenenses. Só não o conseguiu por causa dos árbitros, da Câmara, do Nani, do sistema, do Quaresma, do governo, do Pinto da Costa, da mão do Ronny, do Simão, do Calor da Noite, do João Ferreira, do Carlos Martins, do sistema, do Adriano, das lesões, do Schweinsteiger, da chuva, do Paulo Costa, do frio, do calor, do granizo, dos Loureiros e do Buba.

Agora o lado bom das coisas. Alguns blasfemos estão hoje muito felizes. Deixei muitos amigos no Porto e para grande parte deles foi uma noite de farra. Para eles os meus parabéns. Durante grande parte da época foram os melhores. Agora, espero os vossos parabéns nas próximas 53 épocas. E já na próxima semana, se possível.