24.5.07

Trocar direitos por emprego?! Nãaao.....

Bernardino Soares insurgiu-se contra a Vieira da Silva, a propósito das declarações deste, sobre a necessidade de serem introduzidos " níveis de adaptabilidade" nas relações laborais.


A ideia do Ministro é, ao que parece, flexibilizar o regime jurídico laboral, "adaptando-o" às necessidades específicas das empresas, de modo a evitar o encerramento destas, ainda que para tal se tenham que despedir alguns trabalhadores:
"Infelizmente tantas vezes é necessário processos de reestruturação, não para perder 100 ou 200 trabalhadores, mas para evitar perder 3 ou 4 mil", afirmou Vieira da Silva. ###


Ora, independentemente de se saber o que se pretende com tal conceito (vago e não explicitado) de "adaptabilidade", as afirmações genéricas do Ministro mais não fazem do que dizer aquilo que parece óbvio.....menos para Bernardino Soares e para o PCP que entendem estarmos aqui perante " a velha teoria patronal que quer a troca de direitos por emprego".

Não sei onde vive Bernardino Soares...mas suspeito que, no limite, será isso mesmo que qualquer pessoa ("trabalhador" colocado concretamente perante tal dilema) acabará por preferir....Acho eu!