31.7.05

Medida emblemática II

Sócrates: Famílias poderão deduzir até 250 euros na compra de computador

Quando o estado subsidia a compra de computadores está a transferir dinheiro de quem não compra computadores para quem não os compra. Logo a medida é limitadora da liberdade de quem não está interessado em comprar computadores e tem que trabalhar para sustentar os interesses de quem os compra.

A medida deturpa a economia porque desvia a produção e o consumo para satisfazer os desejos de quem dirige o estado em detrimento dos interesses dos produtores e dos consumidores.

A medida é inútil porque a maior parte dos beneficiários são pessoas que iriam comprar computadores de qualquer das formas ou pessoas que são levadas a comprar um bem a que não atribuem o valor que ele tem.

A medida é discriminatória porque favorece pessoas com determinadas apetências (neste caso, o interesse pela informática) em detrimento de outras e porque favorece pessoas com filhos em idade escolar em detrimento das que não têm filhos.

As necessidades a que esta medida responde são imaginárias porque se a sociedade da informação fosse uma coisa assim tão necessárias, as pessoas não precisariam de incentivos para investir nela.