30.7.05

O condicionamento industrial face à globalização

Escreve Vital Moreira:

Julguei que o aeroporto internacional é para todo o país (10 milhões) e não para Lisboa (1 milhão). Pelos vistos, equivoquei-me...




Metade da população portuguesa vive na área de influência do Aeroporto Sá Carneiro, que também é um aeroporto internacional. A não ser que pretenda transformar o aeroporto Sá Carneiro num aeroporto regional com ligações obrigatórias a Lisboa, esses 5 milhões de habitantes continuarão a preferir usar o aeroporto Sá Carneiro, nem que seja para apanhar ligações intercontinentais mais baratas em Madrid e Londres.

Com o aparecimento das low costs e com a liberalização do mercado da aviação, o conceito de aeroporto internacional para todo o país não faz sentido nenhum. Vivemos num mercado global em que o conceito de produto nacional ou aeroporto nacional faz cada vez menos sentido. Uma pessoa que viva Viana do Castelo tanto pode optar pelo aeroporto de Vigo como pelo do Porto. E uma pessoa que viva no Alentejo tanto pode optar por Lisboa como por Faro. Uma viagem Porto-Londres-Nova Iorque pode ser tão competitiva como uma viagem Vigo-Madrid-Nova Iorque ou como uma viagem Porto-Lisboa-Nova Iorque.

Imagem: a imagem mostra a área de influência dos diferentes aeroportos. Note-se os distritos densamente povoados de Braga, Porto e Aveiro estão sob na área de influência do Porto. Fonte: maquinistas.org.