27.9.06

Governo salva 1 100 000 hectares de floresta

Via French Kissin descubro este parágrafo de um artigo do JN:

Melhorias no combate poderão ajudar a explicar o facto de se ter estado, este ano, longe da dimensão dos grandes incêndios dos últimos três anos, que chegaram a antigir os 30 mil hectares. Este ano, o maior registado - a 8 de Agosto, em Arcos de Valdevez - ficou-se nos 5.690.


Curiosamente, na mesma notícia, num parágrafo anterior pode ler-se:
###
Ao panorama meteorológico (com índices de severidade próximos dos de 2003, mas inferiores a 2004 e 2005), Cardoso Pereira, do Instituto Superior de Agronomia, junta outra variável. "Não devemos esquecer, embora não me admire que os políticos tentem ignorar, que nos últimos cinco anos arderam um milhão e 100 mil hectares de floresta", destaca. "Áreas que, além de não arderem, funcionam como barreiras".


Nos últimos 5 anos arderam 1 100 000 hectares de floresta. Quantas zonas florestais com mais de 30 mil hectares é que restam? Será assim tão estranho que não tenha ardido nenhuma? Num momento em que a área florestal de maior risco já ardeu quase toda, qualquer governo que atribua a redução da área ardida às suas políticas fará um brilharete. Mas só se deixa enganar quem quer.