24.11.06

El Pais: a Voz

«El proceso para el fin del terrorismo
Los partidos admiten con preocupación retrocesos en el proceso para el fin de ETA
El Gobierno comparte la inquietud porque el plan para acabar con el terrorismo "no arranca"»

http://www.elpais.com/

Este título do El Pais de hoje devia ser estudado nas universidades. Não só porque não dizendo mentira alguma também não diz uma única verdade.
Comecemos por perguntar:
a) Quais partidos admitem com preocupação retrocessos no processo que designam como para o fim do terrorismo ou fim da ETA?

b) Todos os partidos apoiaram esse processo? E dentro dos partidos que o apoiaram não houve dúvidas?

c) E que Governo é este que se limita a partilhar inquietações num processo destes? O processo não é liderado pelo Governo?


Na verdade o partido que apostou neste processo foi o PSOE + os socialistas bascos e é o GOverno de Zapatero que obviamente lidera o processo.
Nem os nacionalistas bascos e muito menos o Batasuna têm razões para estar preocupados. Até agora só ganharam. Quanto ao PP e alguns militantes socialistas como Gotzone Mora desde o início que alertam para que a ETA nunca declarou até agora estar disposta a renunciar à violência.
A ETA/ Batasuna tem declarado sim que chegou a hora de mudar de estratégia e de campo de operações, alargando a conflitualidade a França
O «proceso para el fin del terrorismo» ou «proceso para el fin de ETA» era designado há algumas semanas no El Pais como processo de paz o que implicava que a Espanha estava em guerra e que como é normal nas guerras os dois contendores aceitavam sentar-se para negociar.
Agora o processo mudou de nome nas páginas do El Pais e não por acaso. Do EL Pais pode dizer-se que é a voz do dono. Às vezes também é o dono da voz. E não raramente é a Voz no que respeita ao PSOE