16.8.07

Os socialistas, os bancos centrais, a bolha imobiliária, os pobres e o sub-prime

Os bancos centrais de todo o mundo andaram a fazer aquilo que os socialistas acham que o Banco Central Europeu deve fazer com maior intensidade: estimular a economia e o emprego através de taxas de juro artificialmente baixas.

Graças ao crédito artificialmente baixo, os bancos comerciais passaram a fazer aquilo que os socialistas acham que os bancos devem fazer: conceder crédito aos mais pobres.

Claro que, como não há almoços grátis, mais cedo ou mais tarde verifica-se que a poupança não bate certo com o crédito concedido. O crédito barato gera bolhas insustentáveis no mercado imobiliário e inflação no mercado de consumo.

E suponho que até os socialistas percebem que as bolhas imobiliárias prejudicam principalmente os não proprietários e a inflação prejudica os mais pobres que geralmente não têm acesso a meios financeiros sofisticados.

Suponho ainda que os socialistas compreendem que quando há risco de inflação ou risco de bolha imobiliária os bancos centrais têm que encarecer o crédito.

Mas, claro, quando se encarece o crédito tarde demais, o sistema tem que ceder por algum lado. E cede do lado dos mais pobres que não conseguem pagar o crédito e do lado dos bancos que, seguindo as recomendações dos socialistas, concederam crédito barato a quem não o consegue pagar.