6.12.07

Florestas de enganos

O presidente francês fez um apelo às FARC por Ingrid Betancourt. AS últimas imagens dão conta do estado fragilizado da refém e acreditam os seus familiares que ela não sobreviverá por muito tempo.
No meio de tudo isto convém não esquecer também que existem muitos outros reféns que não têm família na Europa. A isto junta-se que por maior pena que se sinta por esta mulher e pela sua família ela foi raptada porque entendeu que ao seu partido, Os Verdes, não se aplicavam as ameaças das FARC. E foi fazer campanha para uma zona onde não lhe era garantida segurança.
Esta crença de que os terroristas exercem o terror de forma selectiva - poupando entre os não terroristas aqueels que têm de si mesmos uma visão que dizem pacifista - tornou-se uma armadilha para Ingrid Betancourt. Uma armadilha onde está presa há quase seis anos. E que dá bem conta das ilusões daquelas agremiações que dão pelo nome de Verdes.
Por ironia nacional os nossos Verdes dadas as simpatias do seu tutor PCP pelas FARC mantêm uma floresta de silêncio entre eles e os reféns das FARC.