22.7.04

JMB

Assumindo uma vertente social-democrata parcialmente desconhecida a nível interno, o novo presidente da Comissão Europeia defendeu a seguinte ideia:

"A União precisa de recursos financeiros à altura da sua ambição política. Não podemos ter mais Europa por menos dinheiro, especialmente se pretendemos dar aos novos Estados-Membros provas do mesmo nível de solidariedade que demonstrámos, no passado, às regiões menos desenvolvidas. Contudo, devemos igualmente poder mostrar aos contribuintes que o dinheiro que confiam à Europa é gasto de forma prudente."

De onde surge esta "ambição polÍtica"? Não faço ideia. Para que serve? Gostava de saber. Sobretudo se a querem realizar com o meu dinheiro.

Curiosamente, JMB consegue fazer um discurso de aceitação sem falar da principal Política europeia, aquela onde se torram entre 50 a 75% do orçamento comunitário, aquela onde é por demais evidente que o dinheiro dos contribuintes não é gasto de forma "prudente". Nem sequer razoável. A Política Agrícola Comum. Esse monstro.

Não é estranho que o principal responsável e gestor de um orçamento de tão significativa dimensão, nem por uma vez tenha proferido a palavra "Agricultura"?
Afinal sempre é a principal área de actuação da sua futura Comissão. Não tem nada a dizer sobre o assunto? Tristeza.