16.9.06

MAS QUE RAIO... (2) [com P.S.]

O discurso completo do Papa feito durante um encontro com "representantes da Ciência" na Aula Magna da Universidade de Regensburg no passado dia 12 Setembro e que tanto parece ter irritado a "rua árabe", bem como líderes religiosos, Governos, universidades, intelectuais e muitos outros mais, deixando ainda bastante apreensiva a esquerda lírica do costume, pode ser lido aqui.

P.S. Uma vez mais refiro que não é a figura do Papa que está em causa. Tal como na questão dos cartoons dinamarqueses não era seu o autor o ponto fulcral do problema. Nem sequer o jornal que os publicou. O que me importa é que o nosso modo de existir possa continuar sem a chantagem do terror constantemente perpetrada por quem não respeita nada que não seja seu. O que quero é que não existam cedências neste campo. Que não abdiquemos da liberdade, do direito e da razão que conformam a nossa compreensão do mundo. Em nome desse acervo civilizacional já várias vezes me pronunciei contra atitudes deste Papa - pelas mesmas razões, agora sinto-me compelido a apoiar o seu direito e o da organização que dirige a poderem debater o que quiserem e como quiserem.
Se isso é cair como um patinho numa tenebrosa e sinistra conspiração ratzinguiriana, aceito correr esse suposto risco. Até porque sempre existirão, para alertar os parrecos mais incautos, as águias que tudo conseguem perscrutar e cuja dilatada visão nenhum esforço conspirativo conseguirá alguma vez ludibriar...