29.6.07

Gabinete de Avaliação em causa própria

GAVE, Gabinete de Avaliação Educacional, é a instituição pública que faz os exames em Portugal. Como qualquer outra instituição do género, o GAVE oferece ao público um serviço técnico e é ao mesmo tempo o avaliador oficial desse produto. O mesmo acontece com o INE ou com o LNEC ou com qualquer outra instituição científica pública.

O GAVE produz exames. Tem um ano inteiro para produzir exames e para os testar. E no fim produz exames com erros. Alguns são erros óbvios, outros são questões discutíveis como esta. Um erro num exame prejudica milhares de alunos e não há forma justa de os compensar.
###
Quando os erros são discutíveis é o próprio GAVE que decide da sua gravidade e relevância. E, surpresa, decide invariavelmente a favor da casa. O peso das organizações científicas independentes não é suficiente para contrabalançar o peso do GAVE quando este é juíz em causa própria. Em parte porque todas as organizações científicas portuguesas precisam do Estado para sobreviver. É o Estado que as financia e, como se viu com o caso da Sociedade Portuguesa de Matemática, é o Estado que tem instrumentos para as domesticar.

Mantendo-se este enquadramento institucional, em que o GAVE é o seu pincipal avaliador temos a garantia de que nos próximos anos ocorrerão mais erros ou pelo menos questões discutíveis. Trata-se de um problema incontornável inerente ao sistema actual de produção de exames.