6.8.07

Sexo em Democracia II (Making Of)

Imagine-se uma sociedade constituída por dois grupos homogéneos, os Puritanos e os Hedonistas. Os Puritanos são contra o sexo pelo sexo, associam o sexo à reprodução e à família, são contra os anticoncepcionais, são contra o aborto e não o praticam e não se envolvem em relações homossexuais. Os hedonistas são pelo sexo como um fim em si mesmo, fazem grandes esforços por evitar ou adiar a reprodução, são pelo uso de anticoncepcionais, são pelo aborto (o que não quer dizer que o pratiquem) e nada têm contra relações homossexuais. Para simplificar, imagine-se que estes grupos não se misturam.
###
A longo prazo, qual destes grupos acabará por prevalecer? A resposta depende da forma como cada grupo conseguir transmitir as suas ideias às gerações futuras. Cada grupo pode transmitir as suas ideias através da educação dos respectivos filhos na sua própria casa ou através dos mais diversos meios de comunicação. Se todos os outros factores forem iguais, devemos esperar que por regra os Puritanos tenham mais filhos e mais cedo que os Hedonistas. Logo, os Puritanos têm a vantagem de poderem transmitir as suas ideias a mais filhos. Os Hedonistas só conseguirão sobreviver enquanto grupo se conseguirem dominar a Opinião Pública.

Hedonistas e Puritanos competem uns com os outros por recursos. O hedonismo será mais bem sucedido se for capaz de usar os recursos dos puritanos para promover o hedonismo. Os puritanos serão melhor sucedidos se conseguirem pagar a educação dos filhos à custa dos hedonistas. Por isso, devemos esperar que numa sociedade competitiva o hedonismo que prevalece seja aquele que se associa a ideias que levam ao controlo hedonista dos conteúdos meios de comunicação e do ensino público.

O hedonismo será favorecido por um sistema de ensino público centralizado porque esse tipo de ensino permite-lhes usar os recursos económicos dos puritanos para levar as ideias hedonistas aos filhos dos puritanos. O hedonismo é também favorecido pela liberdade de expressão nos meios de comunicação centralizados porque esses meios são uma forma barata de fazer chegar as ideias hedonistas aos filhos dos puritanos. A adopção por homossexuais é importante para a luta política porque permite que parta da próxima geração poderá ser educada por uma população predominantemente hedonista. Os meios artificiais de reprodução permitem aos hedonistas reduzir os seus custos de transmissão de ideias à próxima geração e por isso tenderão a ser demonizados pelos puritanos.