6.5.04

BOMBARDIER

Os ministros Carmona Rodrigues e Carlos Tavares tem certamente perdido inúmeras horas de trabalho, a tentar resolver um assunto em que o Governo e o Estado em nada deveriam interferir: o encerramento de uma simples fábrica. A Bombardier.

Se as compensações privadas atribuídas aos trabalhadores estão asseguradas, se a Segurança Social está preparada para cumprir o seu papel no que diz respeito aos direitos sociais dos trabalhadores, porque é que o Estado se permite ter dois ministros a perderem o seu tempo a tentar "encontrar" criativamente "soluções" para evitar o encerramento daquela unidade produtiva? Não tem mais nada que fazer? Não há nada realmente importante para decidir? Em que é que a Bombarider importa para a economia nacional? E na hipótese de ser assim tão importante e relevante, então, nacionalizem-na. Mais uma não fará grande diferença.

É que se assim não acontecer, então tenho um amigo que tem um café que corre o risco de fechar, e o qual certamente gostaria de contar com o tempo, a disponiblidade, o saber, as influências e a criativade dos senhores ministros para evitar uma lamentável "chaga social".