28.8.04

A pobreza dos índices de "pobreza"

O problema com todos esses índices de suposta "pobreza" é que não medem pobreza nenhuma. São índices relativos que se limitam a tentar medir a desigualdade de rendimentos (e nem sequer a desigualdade de riqueza, que teria de entrar em linha de conta com outros elementos). O "pobre" médio americano segundo estes índices usufrui de um nível de vida muito superior à classe média da esmagadora maioria dos países do mundo (sobre isto, ver este post no Jaquinzinhos).

Por razões ideológicas, a confusão de conceitos é perpetuada entre a maioria dos economistas (e nos departamentos estatais de estatísticas). Por, suspeito eu, uma combinação de pura ignorância e simpatia política pelas conclusões, os press-releases deste tipo de estudos e indicadores são reproduzidos acriticamente pela maioria dos jornalistas. Por ser anti-Bush e propaganda fácil, notícias como esta são usadas para posts destes no Barnabé.

Ainda sobre estes supostos índices de "pobreza" recomendo também a leitura do post A Comunidade (Parte 2 - O Índice Sociológico.), no Jaquinzinhos.