28.10.04

Coloradans against a really stupid idea

O eleitores do Estado do Colorado vão referendar a emenda 36. Se aprovada, o Colorado deixará de eleger os seus representantes no Colégio Eleitoral, que por sua vez elege o presidente, pelo sistema maioritário e passará a elegê-los pelo sistema proporcional.

Os Coloradans against a really stupid idea ... acham que a ideia é mesmo estúpida. Actualmente o estado do Colorado vale 9 Eleitores para o vencedor. Se a emenda for aprovada, o Colorado passará a valer para os candidatos presidenciais 1 voto porque em eleições normais cada candidato conseguirá sempre 4 Eleitores.

Mas a ideia é ainda mais estúpida por outro motivo. Se aprovada, a emenda 36 aplica-se já a estas eleições. Os eleitores do Colorado podem assim influenciar a eleição presidencial de duas formas, directamente através do voto presidencial, e indirectamente através do referendo. Parece que os Republicanos, que estavam à frente nas sondagens eram contra a nova emenda. Mas agora que as sondagens pendem para o lado de Kerry, parece que as opiniões estão a mudar. Tudo isto pode acabar numa grande confusão porque o resultado do referendo pode ser determinante para a eleição do presidente. Como o resultado do referendo tem efeitos que podem ser considerados retroactivos, dado que, quando forem divulgados influenciam o valor dos votos já depositados, o Colorado poderá ser o palco de mais uma batalha legal.