8.11.06

Paz!!!

Rui, acalma-te, contem-te, respira fundo e começa por tomar um chazinho para te aliviar tamanha azia e imagino que pungentes cólicas abdominais. E não difames este teu amigo, que jamais proclamou a superioridade da cozinha brasileira, que de facto não existe, mas sim da baiana. E muito menos te recomendaria que fosses demandar por tais iguarias nas redondezas pestilentas do Tietê onde, naturalmente, só te poderiam impingir "churrasquinho" em vez de churrascão, rodízio de pizzas em vez de carninha tenra, "hamburgão ná prómóção" (cruzes, credo!), sushi sashimi e outras mariquices do género, ainda por cima regadas com mistelas venenosas.###

Sinceramente, só vejo uma hipótese de saíres desse deplorável estado de agonia: enfia-te já num táxi para Congonhas e trata de apanhar o primeiro avião para Porto Seguro. Lá chegado, a pé, à boleia ou de ambulância, vai logo à Maria Nilza, senhora que te receberá de braços abertos, não obstante os ultrajantes vitupérios com que a tens brindado. Começa por um banho de mar e rio em saudável e selvático ambiente, seguido da indispensável mão cheia de caipirinhas e(ou) caipiroskas para um completo relaxamento. Longe de mim recomendar-te a moqueca, o bobó ou o vatapá, estimulantes pitéus, mas já vi que demasiado agressivos para as tuas mui sensíveis e delicadas entranhas. Em vez disso, a Maria Nilza poderá brindar-te com um delicioso peixinho grelhado de mar ou rio ou com um divinal arroz de polvo, pescados e apanhados no momento. Tudo isto regado com toda a variedade de sucos naturais (nunca menos de 20), confeccionados in locco. À sobremesa, um mamão e 4 mangas à mistura com gelado de caju e cacau.

Se depois de tudo isto ainda continuares com a tripa revolvida, pois meu Caro, terás sempre a faculdade de te aliviares na convidativa retrete cuja foto em boa hora (re)publicaste. Com grande pena minha, diga-se, pois irás provocar danos ambientais irreversíveis num local em estado de pureza ecológica. Em jeito de parca compensação, não te esqueças de decuplicar a módica tarifa que a Maria Nilza te cobrar.