31.3.07

Gary Becker


Na minha opinião, ele é o economista mais criativo do último século. Em 1992 recebeu o Prémio Nobel da Economia por ter estendido a análise económica a domínios onde, até aí, ela nunca tinha penetrado, como os do crime, do capital humano e, principalmente, da família. Refiro-me ao economista Gary Becker, da Universidade de Chicago.###
.
No dia em que lhe foi atribuído o Prémio Nobel, o Wall Street Journal escrevia em editorial: "A Universidade de Chicago celebra este ano (1992) o seu centésimo aniversário (...) Trata-se de um exemplo admirável no clima actual de conformismo intelectual: permita a alguns iconoclastas como Gary Becker florescer e, dentro de alguns anos, a sua instituição pode bem, como a Universidade de Chicago, ter mudado o mundo".
.
Na realidade, a parte mais iconoclasta da obra de Becker, e por isso a mais original, é a sua análise de uma instituição que seria inesperada para um economista - a família. Do seu A Treatise on the Family (Chicago: The University of Chicago Press, 1981) e dos inúmeros artigos que publicou sobre o tema, ressaltam duas conclusões principais.
.
Primeira, de entre todas as instituições que contribuem para formar um homem ou uma mulher - como a escola, a universidade, a igreja, as empresas onde trabalha, as associações desportivas e recreativas, os grupos de amigos, a família, o estado, as sociedades científicas, as corporações profissionais, etc. - aquela que é mais decisiva para determinar quão alto esse homem ou essa mulher conseguirão subir na vida é, a grande distância de todas as outras, a família onde nasceu e onde foi criado.
.
Segunda, de entre todas as instituições existentes na sociedade, a família é também a instituição que constitui o principal foco do altruísmo, isto é, a instituição que, a grande distância de todas as outras, mais governada é por relações altruísticas.
.
Gary Becker está presente na blogosfera, juntamente com o economista Richard Posner, no The Becker-Posner Blog em http://www.becker-posner-blog.com/